terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Breve História das Vendas

 

Barco vela antigo Bem, antes de começarmos é importante que tenhamos uma certa noção de como a venda surgiu e evoluiu. Por isso preparei uma breve passagem histórica das vendas.

Em tempos longínquos, tais como o tempo dos homens primatas, já haviam movimentos de compras e vendas, mas de uma forma secundária, pois a atividade principal era a caça.

Os primeiros vendedores, dedicados à atividade de venda como meio de vida foram pessoas que viviam no mediterrâneo, os famosos mercadores. Eles vendiam variados tipos de mercadorias nas cidades por onde passavam. O transporte era realizado através de vias terrestres com a utilização de caravanas, ou pelo mar com barcos a vela.

Nem todos eram adeptos a esse tipo de aventura e optavam por estabelecer-se em locais onde pudessem abrir seus negócios, principalmente, na forma de bazares, onde mostravam suas mercadorias aos fregueses, valorizando cada peça a ser vendida e, frequentemente, pechinchando os preços.

Foi esse tipo de comércio que predominou durante vários séculos. Apenas no século XVI que novas variedades de vendas passaram a surgir, uma delas é a intermediação, onde, por exemplo, um vendedor intermediava negócios entre fazendeiros e comerciantes das cidades, no tocante à troca e venda de produtos dos interesses destes.

A algumas gerações anteriores a nossa, haviam estabelecimentos onde as mercadorias se vendiam por si, pois os produtos ficavam expostos para que os fregueses escolhessem o que fosse de seu interesse e os vendedores, na verdade, vendedores de balcão, apenas esperavam até a conclusão da compra, eles eram verdadeiras maquinas registradoras.

Assim foi até que finalmente fabricantes e grandes comerciantes descobriram a grande validade de serem vendedores profissionais para aumentar a distribuição de seus produtos, com o consequente aumento de seu faturamento.

A partir daí surgiram os verdadeiros caixeiros-viajantes, normalmente homens bem falantes, persuasivos e com um objetivo em mente: sair para buscar novos fregueses. Esses novos vendedores inverteram a lógica, pois antes, como disse anteriormente, esperavam, agora buscavam.

Da nomenclatura caixeiro-viajante a vendedor foi um passo. Com sua profissão regulamentada, o vendedor dos dias atuais é um ser bastante privilegiado, altamente solicitado e excelentemente remunerado. Afinal, seja qual for o ramo, comercial ou industrial, sempre há lugar para mais um competente profissional de vendas: esse profissional pode ser você.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

3 comentários: on "Breve História das Vendas"

Anônimo disse...

Gostei de saber como surgiram os primeiros vendedores. Vc´s estão de parabéns pela explicação.

Anônimo disse...

e estou aprendendo cada vez mais so presta atençao e entender o cliente pois a paavra dele que pode fazer a diferensa pra vc que vai aprendendo oque nao sabe coisas nova

Line disse...

Qual a fonte pesquisada?
Obrigada.

Postar um comentário